O que fazer para ter uma emissora de rádio FM?

O rádio, por muito tempo, foi o único equipamento eletrônico dos lares das famílias mundo afora. E proporciona a incrível façanha de transportar vozes e demais sons a longas distâncias, sendo assim a primeira tecnologia de comunicação em massa.

A estrutura de uma emissora de rádio é menos complexa do que se pensa normalmente: precisa-se apenas de microfones, mesa de som, transmissor, antena, receptor, daí é só saber colocar tudo pra funcionar e pronto, está criada sua estrutura de emissora. Basicamente, a emissora deve receber e emitir sinais de rádio que possibilitem a comunicação, para que possam pôr no ar suas matérias.

Veja o conteúdo especial da Federal FM para você montar sua emissora de rádio on line ou criar seu podcast

Mas muito mais complexo que a estrutura física de uma rádio é a parte burocrática. O processo de obtenção de outorga de radiodifusão, para fins comerciais, é precedido pelo PNO (Plano Nacional de Outorga), e do procedimento licitatório na modalidade de concorrência, que tem seu início ao publicar seu edital no Diário Oficial da União.

E só depois de aprovado em diversas esferas técnicas e políticas, o que geralmente demanda muito tempo (talvez até anos), é que você pode receber a outorga para a criação de uma emissora.

No blog da empresa Teletronix, você confere uma série de dicas bem interessantes para montar sua emissora

Tendo já ganhado a outorga para a criação da emissora, você deve pôr em prática toda a programação. Se for uma rádio temática, atenha-se ao tema proposto e crie conteúdos de acordo com o tema.

O maior desafio de todas as rádios já existentes, pode-se dizer que é o de criar conteúdos interessantes. Por isso uma série de técnicas é empregada para a elaboração de roteiros dinâmicos, divertidos e que prendam a atenção de quem os ouve.

Texto de Lucas Garcia, Danielle e Felipe (4o Período de Produção Publicitária / Instituto Federal do Sul de Minas / 2019)

Como produzir podcast?

O que é podcast?

Como montar uma emissora de rádio FM?

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *