Schedule de rádio: como montar uma grade de programação

Schedule rádio

Schedule é o termo em inglês que é um sinônimo de agenda ou grade de eventos. Esta palavra é aplicada nas emissoras de rádio e televisão para indicar a ordem que os programas são exibidos ao longo dos horários.

A construção de uma grade de programação não é uma tarefa isolada. Ela faz parte da construção da própria identidade da emissora. Não pode haver uma grade que não esteja alinhada à proposta do veículo. Trata-se da conjugação dos seguintes elementos: nome da emissora, definição do público-alvo e resultados esperados.

Veja o conteúdo especial da Federal FM para você montar sua emissora de rádio on line ou criar seu podcast

Na elaboração da grade, a área de programação deve se perguntar: “o que o público da nossa rádio espera nesse horário?”. Por exemplo, uma rádio voltada para jovem espera tocar músicas mais atuais, porém dependendo do horário pode ser que músicas das décadas de 1980 e 1990 sejam mais adequadas.

Em geral, as emissoras têm uma grade de programação externa, que é divulgada para o público. É o que se chama de guia da programação; nela estão especificados os programas principais. A emissora também tem uma grade interna como maior nível de detalhamento, para indicar item a item o que vai ao ar como horário para intervalos, programetes, rede obrigatória e outros.

A sugestão mais simples para montar uma grade de programação é construí-la imaginando que a pessoa vai ficar 24 horas do dia ouvindo a emissora. Como então esses programas vão combinar com o dia do ouvinte?

Nesta postagem, nós colocamos três exemplos de grades de programação desenvolvidas pelos estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas. Cada grupo elaborou uma emissora. Isso envolveu criar identidade visual, identidade sonora, nome, programação e estratégia de captação de público.

Exemplo de grade de programação – perfil de rádio jovem
Exemplo de grade de programação – perfil informativo/político
Exemplo de grade de programação – perfil generalista/eclética
Exemplos de prévia de grade – Modelo 1
Exemplo de prévia de grade – Modelo 2
Exemplo de prévia de grade – Modelo 3

As prévias são os estudos antes da finalização da grade de programação definitiva. Aqui você pode conferir como esses rascunhos são pensados e elaborados até chegar na versão final.

 

Texto de Tiago Nunes Severino – coordenador da Federal FM

 

 

Como montar uma emissora de rádio FM?

Sugestão de nomes de programa de rádio

Como criar uma webrádio grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *