Rádio online: o passo a passo para montar uma emissora grátis

Diferente das emissoras de rádio tradicionais em AM e FM, uma webrádio ou rádio online precisa de poucos recursos materiais e humanos. O custo é bem menor. Para você ter uma ideia, somente a outorga, ou seja, a autorização de uma rádio em FM pode girar em torno de meio milhão de reais, dependendo da cidade onde ela está localizada. Há também as despesas de montar uma torre de rádio, a compra de um transmissor, equipamentos e a equipe.

Na rádio online, você pode ter um sistema de autodj. Isso é uma aplicação em um servidor onde o controle da programação será feito virtualmente. Você não precisa ter um estúdio com uma máquina ligada 24 horas por dia para gerar a programação. Este serviço é pago. Empresas como Maxcast e Brlogic, por exemplo, oferecem planos que tem até criação de site e aplicativo, programetes e outras funcionalidades. Há planos com custo de aproximadamente R$ 100.

Veja o conteúdo especial da Federal FM para você montar sua emissora de rádio on line ou criar seu podcast

Mesmo assim, ainda dá para criar uma emissora de rádio gratuitamente. Para isso, basta você procurar serviços de geração de streaming como o Listen To My Radio. Funciona assim: você faz uma conta no serviço. Logo depois, será gerado um endereço web. Você deve instalar um programa no seu computador para subir o áudio do seu pc para a internet. Pode ser um programa como o Edcast. Nesse software, você coloca o endereço que Listen To My Radio criou para sua rádio. Depois disso, você pode usar um player como Winamp ou um software de automação de rádio como o Zara ou o Rádio DJ para executar a programação. Pronto! Tudo o que for tocado vai para a internet e você pode ouvir em qualquer lugar.

Qual o problema desse sistema gratuito? Primeiro, serviços como o Rádios Net não permitem o cadastramento desse tipo de rádio. Além disso, ao contrário do serviço pago, sua rádio está sendo gerada pelo seu pc. Por isso, ele precisa ficar ligado 100% do tempo. Há também o inconveniente de ter que usar um player gratuito – que não esteticamente agradável.

Antes de nós montarmos a rádio Federal FM, fizemos vários testes usando serviços gratuitos como o citado. Dá para fazer rádio assim. Particularmente, eu até sugiro a quem não tem experiência em rádio e em webrádio a usar esses serviços gratuitos durante algumas semanas. Pode ser que funcione para o seu projeto. Caso não dê certo e decida adquiri um servidor pago, você já vai ter algum know how para corrigir eventuais problemas e construir uma boa emissora on line.

 

Texto de Tiago Nunes Severino – coordenador da Federal FM

 

Como elaborar uma grade de programação? Veja exemplos

Como montar uma emissora de rádio FM?

Sugestão de nomes de programa de rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *