Podcast: Como produzir?

Criado na década de 90 e atualmente ganhando cada vez mais seu espaço, o podcast é uma espécie de rádio digital que faz transmissões de áudio através da internet, ao contrário de outros formatos de conteúdos que usam imagem e texto. O podcast tem como exclusividade a audição, usando apenas o áudio como ferramenta chave em seu conteúdo.

Para a criação do podcast não é necessário muito investimento financeiro. Você vai precisar de um microfone para captar sua voz, uma mesa de som e um computador para edição. A gravação deve ser feita em um lugar silencioso e sem ruídos. Pode ser em um estúdio, mas nada impede de gravar em casa desde que seja um lugar sem barulho.

Veja o conteúdo especial da Federal FM para você montar sua emissora de rádio on line ou criar seu podcast

É importante que o podcast tenha, antes de tudo, uma pauta com um assunto bem definido. A partir daí, o recomendado é elaborar um roteiro para ser seguido. Clareza, objetividade e boas informações são fundamentais no conteúdo. São pontos que não podem ser deixados de lado na sua criação, pois apesar de serem detalhes, podem fazer a diferença, e sem eles o áudio ficará confuso e cansativo.

Depois da gravação, o editor de áudio pode usar trilhas sonoras que envolvem o ouvinte. Entretanto busque sempre uma que encaixe com o assunto e possa ser usada livremente. A edição vem para colaborar com o processo de criação do seu podcast para que não hajam ruídos ou partes indesejadas ao fim de seu projeto, e assim chegar ao ouvinte um trabalho com aspecto mais profissional. Feito todo esse processo, lance seu projeto em uma plataforma e faça uma divulgação direcionada para seu público de interesse.

Texto de Kaique Oliveira e Vinícius Santos (4o Período de Produção Publicitária do Instituto Federal do Sul de Minas/2019)

Confira outras informações sobre podcast

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *