Como criar rádio on line? Quanto custa?

A webradio é mais democrática do que a mídia tradicional, pois é um veículo com baixíssimo custo. Criar rádio on line pode ser bem simples.

Os equipamentos necessários para criação de uma web rádio são um microfone e uma mesa de som. Além disso, é necessário um serviço pago ou gratuito de streaming ou um próprio servidor (custo muito maior), um software de automação e conexão com a internet.

Veja o conteúdo especial da Federal FM para você montar sua emissora de rádio on line ou criar seu podcast

A opção gratuita exige que o computador fique ligada full time, para manter a conexão e a grade horária sem problemas de interrupção. Um exemplo é o site Listen 2 My Radio, que oferece possui uma interface simples, que transmite áudio ao vivo e gravados via streaming.

Já a opção  da mídia paga faz-se necessário  contratar um servidor, que permite fazer a programação sem necessidade de conexão ininterrupta. O servidor Maxcast, por exemplo, oferece esse serviço com uma transmissão mensal de até 5000GB.

É válido lembrar que alguns servidores oferecem uma plataforma que se integra a sites e blogs, o que pode ser usado como uma estratégia para alcançar o público de um outro meio de comunicação. Outros oferecem aplicativos pagos, como o BrLogic, tem planos acessíveis e uma série de serviços como site próprio, aplicativo para celular e ouvintes ilimitados.

Texto de Ana Carolina Paiva, Fábio Carvalho (4o Período de Produção Publicitária / Instituto Federal do Sul de Minas / 2019)

Conheça programas gratuitos para automação de rádio

Como criar a grade de programação de uma rádio?

Cadastrar rádio em aplicativos de celular (RadiosNet e On Line Radio Box)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *