Como criar o nome da sua emissora de rádio?

podcast

Você está com um projeto para montar uma rádio on line, emissora comunitária ou até mesmo um podcast. Neste texto, você vai saber como criar um nome interessante que possa atrair um bom público.

 

Ei você que está precisando de um nome para sua emissora mas não sabe como e nem por onde começar, atente-se, que esse artigo vai lhe ajudar. De início, vale constar que, atualmente, o número de emissoras de rádios estão em constante crescimento, assim como afirma o diretor do departamento de outorgas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Demerval da Silva Junior, que relata, principalmente, sobre as emissoras comunitárias. Sendo assim, com a decisão tomada de se desenvolver uma rádio, é de suma importância o desenvolvimento de um nome, claro, objetivo e representativo, utilizando-se de técnicas como brainstorming, briefing e até mesmo, sendo uma das mais importantes, o naming. 

Vamos falar então sobre o naming, que traduzindo é nomear uma marca ou produto, e acontece a partir de alguns princípios, como: quais os conceitos e valores da emissora que você quer que seja transmitido através do nome. Seguido disso, é necessário um momento em que você passe para o papel todos os possíveis nomes que fazem sentido em sua cabeça, para uma pré-seleção. 

O próximo passo, é avaliar a sonoridade, isso é, que tipo de pronúncia pode-se dar para o nome da rádio, como ele funcionaria na “boca do povo”, se é de fácil memorização, e se a aparência é tão boa quanto o som. Passadas as etapas já citadas, é bom uma verificação jurídica, ou seja, confirmar que o nome escolhido está disponível para uso. E para concluir, não se esqueça, pense fora da caixinha, seja criativo e inovador, e com certeza sua rádio será um explendor!

Texto de Ana Clara Pereira (4o período de Produção Publicitária / Instituto Federal do Sul de Minas, Passos)

Como elaborar uma grade de programação? Veja exemplos

Como montar uma emissora de rádio FM?

Sugestão de nomes de programa de rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *