Como criar a grade de programação de uma rádio?

De início, vale constar que, quando decidimos montar uma rádio, é essencial pensarmos numa programação, que seja abrangente, existindo assim, diversos modelos de que podem ser definidos através de alguns fatores determinantes, como através das tendências, região de alcance, horários e até mesmo baseada no estilo do público consumidor.  Conhecendo então, essas diversas possibilidades de programação, vamos focar na sua rádio iniciante, que ainda não possui um nicho específico de atuação.

Veja o conteúdo especial da Federal FM para você montar sua emissora de rádio on line ou criar seu podcast

Aos interessados, vai aí os dois modelos mais usados, que pode servir como alavanca para a produção de uma programação bem feita, respeitando os ouvintes e anunciantes. Assim como já foi dito anteriormente, opte por uma grade generalista, sem um estilo específico musical ou de programas, com o intuito de agradar a massa consumidora, buscando sempre se comunicar de forma interativa, simples, facilitando a compreensão. Alguns exemplos de rádio generalizadas são: Tropical FM 107,6 (http://www.radiotropicalfm.com/), Transamerica FM (http://www.radiotransamerica.com.br/), Jovem Pan FM (https://jovempan.uol.com.br/jovem-pan-ao-vivo), etc.

Ainda no geral, entramos nas tendências, isso é, escolher músicas populares que são sucesso no momento, e além das músicas, buscar por programas não muito específicos, como exemplo, programas de curiosidades, dicas de alimentação, interação com os ouvintes através de mensagens, entre outras opções. Para exemplificar algumas rádios que se identificam como específicas temos Sertanejo com a Rádio Ind FM (https://radioindfm.com.br/), no Funk temos a Rádio Mandela Digital (https://www.cxradio.com.br/radio/mandela-digital-r), o Pagode também tem suas rádios segmentadas uma delas é a  Rádio Mania FM – 91.1 FM (http://www.radiomania.com.br/), tem vários outros estilos musicais e suas rádios.

O segundo modelo de grade é a segmentada. Para isso você precisa conhecer bem seu público, ou seja,  sabe quem escuta a sua rádio, o que eles preferem ouvir, qual seu estilo de vida, isso é, programas que somariam na rotina do seu ouvinte.

Seguindo essas dicas, sua rádio desenvolverá com uma programação que agrada a todos, e futuramente, caso for de sua vontade, apreciada por um grupo específico de ouvintes.

 

Texto de Marcos Paulo, Ana Clara, Maycon Morais (4o Período de Produção Publicitária / Instituto Federal do Sul de Minas / 2019)

Como produzir podcast?

O que é podcast?

Como montar uma emissora de rádio FM?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *