Carta de Princípios da Federal FM

A Federal FM é uma emissora do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Passos. A proposta dela é levar à comunidade conteúdo musical, informativo e programas de entretenimento de qualidade. Sua política de programação segue os princípios e valores que norteiam os veículos públicos de radiodifusão: diversidade, pluralidade e universalidade.  Ou seja, os programas devem ser capazes de atender o conjunto diverso da população. É preciso falar com a dona de casa, mas também com o estudante, o professor, o médico, o juiz, o faxineiro. Todos devem se sentir contemplados com o conteúdo. Em termos de pluralidade, a rádio não tem apenas uma voz. Sua condição de pública não deve convertê-la em uma emissora atada a um grupo ou visão sectária. As múltiplas vozes que formam a sociedade devem ter espaço. Não basta fazer um programa para que seja ouvido. O ouvinte tem que ser protagonista dentro de cada emissão. Em relação a universalidade, espera-se que a rádio tenha condições técnicas de se manter no ar com qualidade na produção e veiculação. Todos os moradores da cidade de Passos devem ter condições de acessá-la seja por meio da internet, serviços de streaming, ou tradicionalmente pelo aparelho de rádio.

Assim, a Federal FM não é, e nem poderá ser jamais, semelhante às outras rádios. Não por ser melhor, mas porque sua constituição pública lhe obriga a tratar primeiro do cidadão. Enquanto isso, as demais emissoras colocam o lucro em um plano superior. É preciso ter conteúdo educativo e cultural. Ter horário para a música clássica, a bossa nova e o jazz. Mas, na mesma medida, é fundamental ter futebol, samba, pagode, rock, pop rock e outros ritmos populares.

A Federal FM guia-se pela ideia de que não há cultura boa ou ruim. Do mesmo jeito, não há assuntos que não possam ser tratados no rádio. Tudo é importante.

A luta pela audiência deve ser contínua e diária. Jamais a busca pelo público pode ser prescindida. Uma emissora de rádio só existe se tem ouvintes. Só assim a Federal FM será relevante para as pessoas.  O diferencial é que esta emissora, em todos os programas e nas relações que envolvem sua equipe, procura cumprir os valores de Ética, Isenção, Transparência e Respeito aos Direitos Humanos. Se o erro acontece, pede-se desculpa.

Federal FM: pública, cultural e educativa. Uma emissora para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *