Como fazer automação de rádio? Quais programas usar?

Quando se pensa em criar uma rádio, logo vem a mente: como fazer a automação de uma emissora de rádio? Bom, primeiramente deve-se  escolher um programa que fará todo o processo de automação de sua rádio.

Fique atento ao programa que for escolher, optando por opções que podem encaixar bem na demanda  de sua rádio, agindo sempre de acordo com sua grade de programação. Desse modo, considere os pontos relevantes como, se o programa será pago ou de livre acesso, qual a produtividade a ser alcançada, fluxo de informações, e também o nível da  segurança sugerida pelo software de automação. Isso certamente fará com que sua emissora se torne prática e de fácil automação.

Dentre as opções de livre acesso ou seja, código aberto, os softwares completos e que oferecem uma total automação de sua rádio são o Rádio Dj, apesar de ser pouco usado no Brasil e ter pouco material dele em português, ele não perde em nada . Já, entre as opções pagas, são mais diversificadas, destacando-se o Info Audio e SAM Broadcaster, e também, pegando como referência as rádios mais reconhecidas no país, como Jovem Pan, Rádio Rock, Metropolitana que é a Pulsar Multimedia, mas em suma, todos oferecem boas alternativas para proporcionar uma melhor experiência na hora de iniciar a automatização.

Após escolher o software de sua preferência, faça o upload de toda sua programação para o servidor do app, ou crie o seu próprio servidor. Configure a grade de sua emissora inserindo  jingles, spots, músicas, programas voltados ao seu público, e o piloto do rádio, que são os programas interativos. Lembre-se sempre, de organizar-se de acordo com sua grade de programação.

Para completar, opte por softwares que oferecem um servidor próprio, com o intuito de  reduzir seus gastos e evitar o trabalho, por exemplo, de ter em seu espaço da rádio, máquinas ligadas 24 horas por dia. Seguindo essas dicas, a automação de sua rádio será realizada rápida e facilmente.

Softwares gratuitos para automação de rádio:

1- RadioDJ:É um programa gratuito que não perde em nada para os softwares pagos. Com ele, é possível programar horário de entrada de intervalo, programas, organizar de forma precisa o banco de dados das músicas por gênero, artista e data. Tem uma série de plugins para incrementar os recursos como o disparo de hora certa e um que permite falar automaticamente o nome da música que está sendo executada.

2- Zara Rádio: É o programa de automação gratuito mais usado entre as emissoras. Tem um recurso bem interessante que é para falar a temperatura, umidade.

3- Rivendell – É um software excelente. Tem diversos recurso e é gratuito. Porém, ele só roda no Linux.

Texto de Marcos Paulo, Ana Clara, Maycon Morais (4o Período de Produção Publicitária / Instituto Federal do Sul de Minas / 2019)

Como produzir podcast?

O que é podcast?

Como montar uma emissora de rádio FM?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *